Amós
Introdução ao Antigo Testamento: Síntese do Livro do Profeta Amós. Introdução
Os profetas Amós, Oséias, Miquéias são conhecidos como profetas do pré- exílio. A função principal dos profetas pré-exílico era fornecer uma crítica negativa das condições da nação e anunciar o julgamento que viria.
AMÓS
O Profeta
Quando Amazias aconselhou Amós a voltar para Judá “ali come pão o teu pão, e ali profetiza” ( 7,12), estava supondo que fosse profeta profissional. Contra suas palavras de desprezo, Amós respondeu: “Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros. Amós negava qualquer ligação com um oficio profético.
Os discípulos de profetas eram os membros do grupo profético treinados para ser profetas profissionais. Nos dias de Elias e Eliseu eram tidos, ao que parece, em grande conta ( 2Rs 2.3-19), mas havia profetas profissionais e jovens discípulos deles que prostituíam seus serviços, o oficio profético, ( falsos profetas). Amós não era desses profetas, mas um profeta chamado por Deus. Diferente dos outros, Deus o havia chamado para profetizar ao reino do norte.
Obs. O choque entre Amazias e Amós deve ser entendido como parte integrante da mensagem.
Época
Nos dias de Jeroboão II que reinava em Israel ( 793-753).
Contexto de sua mensagem:
- Os israelitas, estavam servindo outro deus;
-A riqueza dos mercadores que provocava injustiças e a avareza;
- Os pobres estavam sendo negligenciados e perseguidos;
- A religião tornou-se uma rotina, quase mecânica, alienada da real presença de Javé.
- Duas classes se desenvolviam: os ricos e os pobres Am.5.10s,). Os ricos possuíam palácios de verão e de inverno, grandes plantações de uvas para vinhos especiais e azeites preciosos para higiene e perfume( 5.11; 64-6).
- As mulheres “vacas de Basã ”, gordas e mimadas, induziam os maridos as injustiça para poderem viver no luxo (4,1)
A mensagem de Amós, consistia em que Israel precisava ver Deus como ele de fato era.
Sua Profecia
Amós foi para o reino do norte e pregou com tal vigor e persistência, que Amazias escreveu: “a terra não pode sofrer todas as suas palavras” (7.10)
Jeroboão morrerá à espada, e Israel certamente será levado para fora de sua terra, em cativeiro” ( 7,11).
Estrutura do Livro
A estrutura do livro de Amós é marcado por sete discursos de julgamentos:
1- Julgamento das nações - 1.3-2.5
2- Três discursos contra Israel 3.1-5.17
3-Dois oráculos de lamentos contra Israel 5.18-6.14
4-Cinco Visões de julgamento contra Israel 7.1-9.10
5-Duas promessas de Salvação 9.11-15
Apesar dos julgamentos presentes nas palavras de Amós, a última palavra de Deus para Israel é de Salvação.
Teologias Presentes
- Javé o Deus Supremo. Há nas profecias de Amós o reconhecimento da natureza de Deus. Javé é o Deus que governa o céu e a terra, mas também o Deus com quem todas as nações têm de acertar contas. Ele forma os montes e cria os ventos ( 4.13).
- Javé é Deus de perfeição Moral.
Este reconhecimento da de Javé, leva a uma exigência do comportamento moral de todas as pessoas. Deus dá vida a todos e todos serão considerados responsáveis por suas ações no mundo.
- Javé é o Deus de aliança. (3,2)
Javé escolheu Israel para ser o seu povo. Essa é essência da religião a aliança do Antigo Testamento. A relação entre Javé e Israel é apresentada especialmente nos julgamentos pronunciados por causa da natureza da aliança. Deus considera Israel culpado precisamente porque “De todas as famílias da terra, somente a vós outros vos escolhi; portanto, eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades” . Ele fala do propósito redentor de Javé como aquele que livra seu povo da escravidão (2.10).
Destaque
Entre muitos assuntos, destaca-se a responsabilidade da Eleição. Ou seja, o relacionamento estreito entre o nome do Senhor revelado na aliança e o julgamento sobre o povo pelos seus pecados – religiosos,políticos ou sociais – salienta uma verdade do Antigo Testamento muito negligenciada: ser eleito de Javé implica, com suas liberdades a responsabilidade de o eleito viver de acordo com a vontade revelada.
Em Amós, os pecados do povo estão relacionados com a lei de Javé.
Amós termina sua mensagem num tom muito mais esperançoso que aquele referente a um povo desobediente e a sua punição.
O Deus que é livre para ser o Juiz de Israel é também gloriosamente livre para ser seu Salvador. Essa é a visão de Deus proclamada pela profecia de Amós.