PARTE II - SALARIO OU AJUDA

 

Evangelistas devem receber sustento financeiro?       

Colocado esse tema, assim como está a pergunta, eu diria, NÃO.  Por que? Porue a palavra de Deus, não é formada só por textos, existe ambém o contexto, e é preciso cautela para dar uma resposta sem cometer uma injustiça, há quem aponte o que escreveu o apostolo Paulo na I carta  aos Corintios, no capitulo 9: 1-18, mas, para compreendermos bem essa questão, devemos meditar muito no verdadeiro sentido do “receber sustento financeiro” Para muitos leitores, essa pergunta parecerá simples e desnecessária. Mas os abusos de alguns líderes religiosos que se mostram mais interessados no dinheiro do que nas almas dos homens têm causado reações extremas por parte de algumas pessoas. Um evangelista pode ser sustentado financeiramente no seu trabalho?

Quem era e de onde era Paulo? Ele era natural da cidade de Tarso, principal cidade da cicilia, era conhecido nos meios da realeza, da politica e nos meios dos farizeus, grupo politico-partidario da sinagoga, como Saulo At. 9:11, sua profissão, tecelão, At. 18:2-3, uma vez convertido, tornou-se sem dúvida alguma no maior missionário que o evangelho já teve, de forma que não tinha mais lugar fixo, dedicou-se completamente ao trabalho de pregar o evangelho como se pode ver a partir do capitulo 13 de atos até o capitulo 21, no capitulo 22, é relatada sua prisão.

Nas suas vigens missionarias, esteve pregando em uma cidade muito prospera chamada Corinto(corintho) capital da acaia, situada entre  o gôlfo de Atenas e o gôlfo de Lepanto, hoje pertencente a Grecia.Todo trabalho ali dedicado, iniciou a conhecida igreja de Corinto, para onde Ele endereçou pelo menos 3(tres) cartas(epistolas), das quais, duas são por nós conhecidas, I carta aos corintios e II carta aos corintios, daí os defensores dos salários de “Pastores” citando geralmente o verso 8 do capitulo 11 da II Co. defendem sua tese sem se preocuparem com o contexto que nesse caso, encontramos em outras recomendação do mesmo apostolo, eis o texto muito usado. Em 2 Coríntios 11:8, ele disse: “Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir.” O verso 8, tem que ser lido com o verso 7, aonde o apostolo, começa por fazer uma pergunta, cometi eu algum pecado pelo fato de viver humildemente, para que fôsseis vós exaltado, visto que gratuitamente vos anunciei o evangelho de Deus? Analisando o versículo 7, chegamos a conclusão, que o apostolo chegou em corinto em situação bem precaria no tocante ao financeiro, sem dinheiro, e sem víveres 11:9, veja que ali, ele recebeu o seu suprimento dos irmãos que vieram da Macedônia e não de nenhuma igreja, isto confirma o que o Senhor orientou aos seus disciplos, Mt. 10:9-10, não precisa prover absolutamente de nada, porque com certeza Deus é quem o suprirá, Mt. 6:31-34.

 David declarou, “fui moço e já, agora, sou velho porém jamais vi o justo desemparado nem a sua descendência a mendigar o pão. Sl.37:25, para quem se dispõe a pregar o evangelho, cumprindo literalmente o Ide de Jesus, Mc. 16:15, com certeza não vai passar dificuldade com o comer e o vestir, são as palavras do proprio Senhor Jesus, MT.6:31-34; 10:9-10.  Alguns anos depois, Paulo escreveu aos filipenses: “... no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades” (Filipenses 4:15-16), veja que o aposto fala, que nenhuma igreja, logo, fica subentendido que os irmãos fizeram o que nós chamamos de vaquinha, porque ele fala, todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação Fp. 4:14.

Evangelistas devem receber sustento financeiro?

É bom ter em mente a palavra SUSTENTO, porque muita confusão tem sido feita com o intuito de se justificar determinados procedimentos, como sendo apoiado pela biblia, um deles, é o do salario de determinadas pessoas, que exercem serviço no templo (chamado de igreja), na verdade, sustento é uma coisa, salario é outra completamente diferente, o salario, é a contra-prestação paga por um serviço executado, só por esta definição, já cai por terra toda argumentação de salario, nem é preciso citar a palavra de Deus, mas, vejamos o que nos diz a palavra de DEUS:

Comecemos pelos ensinamentos que nos deixou apostolo Paulo, Ele nos escreveu em I Co. 7, nos versículos a seguir:

Quanto ao casamento, ele recomenda, não que não se casem, mas, se declara favoravel que isto não aconteça, verso 1, o: É BOM,  é mais ou menos assim: caso o homem não tenha contato fisico com mulher, é para  si uma maneira de se consagrar ao Senhor, e lógico, com grandes lucros espirituais, verso 2, mas, também existem muitas impurezas nisso; impureza no julgamento dos outros, impureza na carne, tanto que ele esclarece; è melhor casar do que viver abrasado, verso 9, veja que o apostolo, se dar por exemplo, embora muitos digam  que ele teve esposa, ele mesmo, declara-se solteiros veja o versículo 8, quando ele se dirige aos solteiros e viuvos, ele diz:seria bom, que permanecessem no estado em que também eu vivo (solteiro ou viuvo), o certo è que ele vivia sem mulher, (ao que parece por opção própria e não por imposição religiosa), dedicado totalmente ao evangelho. Ainda no capitulo 7, a partir dos versos 32, ele enfatiza a ideia de não  se casar o homem, e dar as razões; porque, irá se preocupar com as coisas do mundo em como agradar a esposa, ou seja, em ficar ao lado dela, e assim, deixando de lado, as coisas de Deus, além de ficar bastante dividido. Alguns, para dar o jeitinho, nomeia a esposa “pastora” porque ai, fica tudo em casa, tudo em família.

No capitulo 9, Ele derruba toda ideia de salario, “ não sou eu, porventura livre? Não sou apostolo? Não vi Jesus nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor? “ vamos analisar estas proposições?

Nâo sou eu por ventura livre? – o que queria dizer com isto?  Não é mais ou menos isto, eu sou lvre para tomar a decisão que me satisfaz, cabe a mim escolher o que quero ser e o que quero fazer;

Não sou apóstolo? – ou seja, sendo livre não óptei por ser apóstolo?; Então, como vou exigir pagamento por aquilo que me satisfaz?

Não vi Jesus nosso Senhor? – não seria mais ou menos assim? Eu mesmo é que quis assumir viver com Cristo, me dedicando ao seu mandar?      

Nâo sois fruto do meu trabalho no senhor? – Pela minha liberdade, pelo meu apostolado, e por andar com o senhor e pregar o evangelho como Ele mandou, não é por isto, que voces são do Senhor agora?

Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros 9:2; - outros, não me consideram apóstolo mas vós sim, para eles, a minha defesa é esta: 9:3;

Não temos nós o direito de comer e beber? – veja como o apóstolo trata do assunto relacionado com a pergunta tema de nosso estudo – evangelista deve receber sustento financeiro? - Taí a colocação chave, não temos nós o direito de comer e beber? Claro que sim, se não, como sair e pregar o evangelho sem se alimentar fisicamente? Entre se alimentar, e temer não receber o alimento, vai uma grande diferença, é, não confiar no que recomendou o Senhor Jesus, não levar alforge na viagem Mt. 10:10, muitos pregam que, o que o apostolo escreveu; que ningem vai à guerra á sua própria custa? Quem planta a vinha  não come do  fruto? Ou, quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? 9:7, ou ainda, não atar a boca do boi quando pisa o trigo, é a justificativa para receber salario, esquecem, de lê os versículos 7 a 13 do capitulo 9, ali o apóstolo fala do comer que escandaliza, dar um exemplo, se alguem (um “pastor”) come algo sacrificado a idolos, pela aquela palavra do Senhor Jesus de que nada que entra na boca do homem o contamina e sim a quilo que sai, Mt. 15:18; Mc. 7:15, 20 , quase sempre se houve isto: não tem nada a ver, o que entra pela boca, não contamina  ninguém. O apóstolo  cita esse exemplo do idolo, como não ser bom para o servo do Senhor, aceitar algo que foi sacrificado ao idolo (doce de cosme e damião, por exemplo), e que, pode alguém condenar os servos do Senhor, por aceitarem ser alimentados pelos irmãos, então Ele faz a pergunta, não temos nós o direito de comer e beber? 9:4, E também ter ao nosso lado uma irmã como faz os demais apostolos do Senhor e Cefas? Veja que ele não está defendendo que o servo do Senhor deve se casar e a igreja sustentar ele e a esposa, senão, seria incoerência do apósto, uma hora recomendar não arrajar mulher, e outra, mandar a igreja sustentar a mulher do evangelista, o que ele disse, foi na verdade, que aqueles servos, inclusive Cefas(PEDRO) eram casados quando foram chamados pelo Senhor Jesus e se faziam acompanhar com suas respectivas esposas quando se reuniam para ministrarem a palavra, nesse caso, quem iria lhes preparar o alimento? E que isto não lhes deixava mais nem menos espirituais, quanto ao versículo 6, ou somente eu e Barnabé, não temos o direito de deixar de trabalhar ? o que ele disse foi complementando o que estava descrevendo quanto ao receber alimentos dos irmão, porque muitos os censuravam por achar que não queriam trabalhar para suprirem-se de alimento, assim como, disse ele, aqueles irmãos se faziam acompanhar de suas esposas(por tanto aceitavm o alimento que lhes era dado), nós também, aceitamos o alimento que nos é dado, em outras palavras, não temos quem nos prepare o alimento enquanto estamos ocupados na obra do Senhor, porque senão, mais uma vez, ele iria cair em contradição, pois ele disse: “se alguém não quer trabalhar, também não coma. II Ts. 3:10

Como foi dito acima, podemos afirmar, o que o apóstolo recomenda, é sem dúvida nenhuma, o aceitar ser alimentado pelos irmãos, ou, por aqueles que ouvindo os seus ensinamentos, queiram lhe prestar uma homenagem, oferecendo-lhe pousada, e o próprio alimento, mas, muitos têm distorcido esses trechos da palavra de Deus, para justificar receber salario do templo chamado de" igreja", e muitas vezes, papudos salários, que ele nunca receberia se trabalhasse para uma empresa, que muita vezes, por visar o lucro, paga pouco e exige muito, e tem aqueles, que por ser o Pastor Presidente, é ele, que estabelece quanto vai receber por mês, mas, pergunte se ele aceita viajar, para lugares aonde a palavra de Deus ainda não chegou, por falta de energia elétrica, por falta de condução, com o minimo, ou nenhum  conforto, muitas vezes, dentro de mato ou em montanhas íngrime, aonde não existe hotel, muito menos com uma, duas ou cinco estrelas,  aonde o transporte muitas vezes é feito em lombos de animais por falta de estrada,  aonde muita vezes o alimento é o que se pesca nos rios e garapés da região, ou que se colhe na terra que fora lavrada com muito sacrificio, sem a tecnologia moderna dos grandes centros? Com certeza, isto ele não quer, nem cogita, porque o que ele quer mesmo, é o conforto de um GABINETE PASTORAL , com ar condicionado, um carro do ano, muitas vezes, com um motorista particular, pago pelo templo (igreja como ele chama), e o que é mais chocante, como membro desta organização, que ele chama de igreja, tem muitos coitados que ganham um mísero salário minimo, e que vive abaixo da linha de pobreza, na mais profunda miseria, mas, que ele faz questão, de manter sempre aceso o medo nessas pessoas, acerca da obrigatoriedade de dizimo, citando, quer em ensinamentos, quer em pregações,  Malaquias 3:8, sobre isso, leia meu artigo sobre, dizimo e ofertas, ele deveria pelo menos, aonde a palavra de Deus diz “ROUBARÁ O HOMEM A DEUS” ? Ele deveria substituir  por: Roubara o homem ao “PASTOR”? porque se voce deixar de trazer o dizimo, com certeza, a organizalçao que ele chama de igreja, não vai ter dinheiro para lhe pagar o gordo salario, mas, voce também é cumplice desta aberração que existe no ensino biblico de muitos evangelicos, que procuram edificar um templo muito bonito para impressionar os indoutos, e assim, poder pedir mais e mais alegando despesas e mais despesas, porque, quanto mais entrar dinheiro, melhor será o seu salário, e voce, deixa as vezes de comprar algo para sua casa, para levar para o “pastor” comprar para casa dele, afinal, que Deus é esse, que permite essa impiedade com quem lhe confessa o nome? Procure na biblia, aonde voce possa encontrar uma denominação para igreja do Senhor Jesus, simplesmente não existe, esse negocio de construir templos, não é biblico, os discipulos (que iniciaram a igreja) reuniam nas praças e nas sinagogas de onde eram expulso e açoitado, At. 21:30-32. Paulo, reuniu até nas margens do rio At. 16:13, mas isto, o “pastor” não vai querer, imagina, ele que é mais famoso do que Jesus, porque voce o idolatra assim, sair a pregar por ai nas praças e nas margens de rio, nas ruas e nas favelas, ele que é exaltado na midia, ele que é convidado para debates da palavra nas emissoras de rádio e tv, vai querer fazer como jesus fazia, pregando nos montes da região, muitas vezes sem conforto, passando até fome, n e m   p e n s a r , voce acredita num Deus assim, um Deus injusto, que dar a uns e a outros não? Voce que trabalha duro, sai muitas vezes de casa e seus filhos dormem, volta e os encontra dormindo, voce só pode curtir seus filhos no domingo, mora muitas vezes mal, em barraco sem nenhum conforto, enquanto aquele homem que voce chama de "pastor", mora em apartamento de luxo na zona nobre da sua cidade; que Deus é este, por que ele protege a uns e a outros não? Voce acredita que isto é de Deus, se for de Deus, então eu não vou nunca mais falar no nome desse Deus, porque ele é injusto, cruel e sem carater  Cuidado, voce que muitas vezes fica até bajulando esse homem, que se intitula “pastor” e muitas vezes até se denomina “seu pastor”  voce está glorificando o homem ao invés de glorificar a Deus, voce dar honra ao homem, invés de honrar a Jesus, que derramou seu sangue para lhe comprar do dominio do pecado, Ele virá do modo como subiu,At. 1:11, e quando Ele vir, colocará os seus, do seu lado direito, e no seu lado esquerdo,  os que O negaram (isto inclue aqueles que preferiram aceitar os ensinamentos dos homens em detrimento dos seus, isto inclue voce, que não procura conhecer a palavra fiel de Deus, e engole o que o falso Cristo lhe diz), a estes dirá com certeza, “apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” Mt. 25:41, nesse dia, voce verá os “pastores”que voce tanto idolatrou, e os que não quizeram consultar a sua palavra, assim como voce; que teme e treme, quando o”pastor” lhe diz para trazer o dizimo e que não só concorda, como ainda defende que ele deve receber salario para fazer o que o Senhor Jesus mandou fazer gratuitamente, I Co. 9:18  e todos, os que tiveram como “pastor” a homens e não o Senhor Jesus,  serem lançados no fogo eterno, porque só existe um Pastor e um só rebanho Jo. 10:16, para saber mais sobre pastores no novo testamento leia meu artigo sobre pastores. E voce terá uma visão muito mais ampla do assunto.

Voce acredita mesmo que a igreja deve pagar salario a “pastor”? então me responda, a Igreja de Cristo é itinerante, ou seja, é uma Igreja viva, que se movimenta, não pára, ou então, Jesus não disse a verdade quando falou, “as portas do inferno não prevalecerão contra Ela, Mt. 16:18, logo, Ela é itinerante, Ela se movimenta, anda, um dia aqui, outro ali, nunca fixa num só lugar, como vai poder pagar salario a quem fica parado num só lugar? Mas, espera ai, a Palavra fala para não deixar de congregar Hb. 10:25, é verdade, mas veja AT. 2:42-46, sim mais diz o verso 46, no templo, é verdade, mas os discípulos não tinham um templo seu, participavam na sinagoga, por isso tinham que ser unânimes, pois se não estivessem unidos, seriam expulsos da sinagoga, e, mesmo assim , o foram varias vezes, At. 17:1-2; 18:4; 22:24-25. portanto, não se explica esse numero de templos com as mais diversas denominação, isto é pura vaidade, é o homem satisfazendo seu desejo de poder, e sua vaidade.

Devem ser considerados merecedores de dobrados honorarios os presbíteros que presidem bem, especialmente os que se afadigam na palavra e no ensino I Tm. 5:17.

Taí um trecho maravilhoso para aqueles defensores do salario, e já ouvi alguem dizer “ o apostolo Paulo diz que, aqueles que  são  pregadores da palavra, são dignos de dobrados salarios. Aí é que mora o perigo, não conhecer nem a palavra nem a lingua patria. O Aurelio descreve honorario como sendo: “adj.1 que dá honra, sem proveito material; 2. que tem honra, sem proveitos de um cargo; sm. Pl. 3. remuneração pecuniaria de serviços prestados por aqueles que tem profissão liberal.

Vamos analisar essa definição do Aurelio? – vamos;

Que dá honra sem proveito material – é mais ou menos assim: quero nesse momento solene, destacar a atuação do Irmão Prebítero fulano, pela sua atuação incansavel para uma vez como igreja, pudessemos cumprir a nossa maravilhosa missão de evangelizar e ensinar...isto é honrar e nada lhe foi dado no tocante de proveito material;

Que tem honra, sem proveito de um cargo – temos destacado sempre a atuação incansável do irmão fulano, que nunca mediu esforços para nos ajuda na sublime tarefa de pregar e ensinar o evangelho do Senhor Jesus;

No primeiro caso, era o irmão presbítero; no segundo caso, era simplesmente o irmão, esses dois exemplo, o Aurelio descreve o que seja Adjetivo, ou seja o que qualifica o substantivo, agora analisemos  descrição que o Aurelio faz do próprio substantivo;

Sm. Pl. 3 – (substantivo masculino plural) – remuneração pecuniaria de serviço prestado por aqueles que tem profissão liberal; na sua opinião aonde se enquadra o salário do “pastor”?

Que tem honra sem proveito material – não pode ser pelo o que descreve ; que tem honra sem proveito de cargo, também não pode ser, porque nada diz de pagamento, e, finalmente, remuneração pecuniaria por serviço prestado por aquele que tem profissão liberal – é o “pastor” um profissional liberal? Para ser um profissional liberal é presciso ser inscrito no município como tal, ser contribuinte do ISS, ter sua inscrição como autonomo no INSS, recolher sobre o montante recebido o IRRF periodicamente, é preciso ser portador de diploma reconhecido pelo Ministério da Educação de profissão liberal. Aí nesse caso, a instituição que lhe paga, terá que recolher seus encargos, sobre o pagamento efetuado ao profissional liberal e nesse caso, Não se trata de uma Igreja, e sim de uma organização. Mas aquele que é muito pouco informado pode dizer, mas, com o novo código civil, foi criadas as ongs que podem remunerá seu diretores, mais uma vez, prova-se que não se trata da Igreja de Cristo e sim de uma organização, porque a Igreja do Senhor Jesus, não tem diretores e sim um corpo de presbíteros que toma as decisões administrativa  e responde pela igreja (se for o caso) em juizo e fora dele. Para reforçar a ideia de que não é biblico o salario dos "pastores" veja o que o apóstolo Paulo escreveu na sua  carta I Tm. 6:8-9, acerca do sustento e da ganância(leia, voce vai se supreender com o que lhe ensinaram)

Pelo que foi exposto acima, se no templo que voce reune (que chamam de igreja) tem um “pastor” que recebe salario, e tem talvez até carteira assinada, desvicule, tal procedimento da igreja, sem medo, pode repreender em nome de Jesus, porque como cidadão ele pode receber salario, se assim entender a organização que lhe paga, mas dizer que ele é um servo de Deus pode dizer como mandou o aposto Paulo, esse homem é anátema, porque não ama ao Senhor Jesus, I Co. 16:22 tal procedimento não é correto no tocante ao lado espiritual, aliás, não tem nada de espiritual e nem tão pouco é Igreja do Senhor Jesus, e sim uma organização como outra qualquer, e como tal, se este é o seu trabalho, que lhe exige aquela organização que lhe paga, não podemos quetionar, apenas, batemos veementemente na mesma tecla, NÃO É IGREJA DO SENHOR JESUS. Como organização, jurídicamente constituida, nada contra, temos que reconhecer e respeitar o que a Lei consagra como certo, pois se somos cidadaõs dos céus, temos como princípio o respeito e acato às leis e ás autoridades constituidas.

E por falar em autoridades constituidas, como existe o imposto de Renda que é calculado um percentual sobre o lucro(vendas - [custos, + despesas+ impostos + encargos]), como os templos chamados de igreja, não dispende nada para obter os valores para seus gastos, logo, se entende que tudo que é gasto, constitui lucro, daí, bem que podia existir um adendro na lei do Imposto de rendas, estabelecendo que os templos, pagariam o imposto num percentual aplicado sobre tudo que gastar.