DE GRAÇA VOS RECEBESTES DE GRAÇA VOS DASTES

 O senhor disse, de graça recebestes, de graça dai.
Mt.10.5-10 At.20.33-35

 

 

 

 

Pergunte, e a Santa Palavra de Deus Responde:

_ Em que situações devem se pagar salário para pastores e dirigentes na congregação? 

>>     Segundo a legislação brasileira, salário é o valor pago como contraprestação dos serviços prestados pelo empregado, enquanto remuneração engloba este, e mais outras vantagens a título de gratificação ou adicionais.

>>  Nas sociedades capitalistas, salário é o preço oferecido pelo capitalista ao empregado pelo aluguel de sua força de trabalho por um período determinado, geralmente uma semana ou um mês, ou por unidade de produção.

 >>      Igreja (do grego εκκλησ?α [ekklesia] e latim ecclesia) é uma instituição  religiosa cristã separada do Estado. Cabe a igreja administrar o dinheiro do dízimo, construir templos, ordenar ministros e muitas vezes mantê-los e repassar para seus fieis a interpretação da Bíblia Sagrada.

>>     Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa; chamados

Ou seja, a igreja deve ser um uma organização, que chame, induza as pessoas para fora das práticas capitalistas. Pois ambas divergem em suas mensagens.

1.     Enquanto a Igreja de Cristo Ensina as pessoas à não ajuntarem tesouro na terra (S. Mateus 6:19)...

2.     O Capitalismo é um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção, e pela existência de mercados livres e de trabalho assalariado com visão terrena.

E sabereis que eu sou o SENHOR, porque nos meus estatutos não andastes, nem executastes os meus juízos; antes, fizestes conforme os juízos das nações que estão em redor de vós” (Ezequiel 11:12). 

Já podemos notar, que a colocação; PAGAR SALÁRIO, não vai de encontro com o propósito da Igreja de Cristo formada no Novo Testamento.

Quando Jesus fez a escolha dos primeiros discípulos, ele lhes disse: “..Não temas; de agora em diante, serás pescadores de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram-no” (S. Lucas 5:10b e 11).  

 Durante suas jornadas missionárias, houve um momento em que necessitaram de dinheiro para pagar os impostos, e a providência veio do céu: “(..)vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, encontrará um estáter... paga-o por mim e por ti” (S. Mateus 17:27).

Notemos nesta passagem, que Jesus não utilizou-se da bolsa de dinheiro que coletavam dos fieis, e que Judas levava (S. João 13:29), porque, tais coletas eram para serem utilizadas por eles no âmbito missionário, nas ajudas e em suas necessidades alimentícias, vestuários e outros, e não no caso de bens transitórios e de governo como em Mateus 17:27.  Esta passagem demonstra movimento independente e trabalhista. Diz-nos, que para tais coisas, devemos ter nosso salário extraído da vida cotidiana.

Nas exortações feitas pelo Apóstolo S. Paulo no Novo Testamento de Nosso Senhor Jesus Cristo, ele diz: “Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês, nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Ao contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês” (2 Tessalonicenses 3:7 e 8)  

 

 

AQUI DEVEMOS NOS PERGUNTAR: ATÉ ONDE ESTAMOS VIVENDO O QUE PREGA O NOVO TESTAMENTO?  Quanto, ainda vivemos da igreja primitiva? 

 

Para que se cumpra às profecias proferidas no Novo Testamento, é preciso vivermos o que está escrito: Sabe porem isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos... ingratos, profanos. Sem amor natural... obstinados... mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela” (2 Timoteo 3:1- 5). Foi-se o tempo onde se via, e se buscavam homens cheios do Espírito Santo, homens que falavam e Deus movia o céu para atende-los, mesmo sem aparência alguma. Hoje! Busca-se homens pelos títulos acadêmicos que a estes se impõe e até mesmo, por suas roupas de griffes famosas. Não é à toa que está escrito: E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos DOUTORES, que introduzirão encobertamente heresias de perdição... E muitos seguirão as suas dissoluções, pelas quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por AVAREZA, farão de vós NEGÓCIOS com palavras fingidas...” (2 Pedro 1-3).

  

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa diz:

avareza (ê)

s. f.

1.    Apego sórdido ao dinheiro para o acumular.

"Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos símplices."Romanos 16:18. 

Segunda Pergunta:

Todos devem receber salário, mesmo tendo uma situação financeira estável?

Como já disse antes; Cabe a igreja administrar o dinheiro , construir templos, ordenar ministros e muitas vezes mantê-los. Sendo assim, a Igreja tem a responsabilidade de (em certos casos), manter com ajudas monetárias seus ministros, AJUDA e não salários.

 

Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E, Digno é o obreiro do seu salário” (1Timóteo 5:18). 

Notemos que a colocação neste texto ‘salário’, não deve em hipótese alguma se entender como; Remuneração mínima estipulada por um governo para determinado número de horas trabalhadas. A forma correta para interpretarmos este texto é:  (..) Não deixarás de auxiliar ou patrocinar nos custos, o obreiro/ministro que é capaz! O predicativo, “BOI” aludi-se a aquele que tem garra, tem conhecimento, mas não faz sozinho, depende de outrem. 

O título “PASTOR” não deve ser entendido como uma Profissão! Mas sim, o título dado a aquele que recebeu o CHAMADO para INTERPRETAR a mensagem da Bíblia Sagrada e até mesmo, governar um povo, sempre pelo amor as suas almas e em obediência ao que o chamou SEM SOMA DE HORAS TRABALHADAS.

Salário é pago a profissionais. E muitos nestes últimos dias, realmente estão se profissionalizando na função de pastor e outras fidalguias. Como está escrito; “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrario, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos” (2 Timóteo 4:3) Para finalizar, deixo as palavras do Apóstolo S. Paulo: “Você porem, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um bom evangelista e cumpra plenamente o seu ministério”.

  

 
O MAIOR EXEMPLO " JESUS CRISTO" O MAIOR PASTOR.
 
 
 
01>- Notemos; o próprio Jesus, jamais , ou sobre qualquer pretexto disse aos discipulos tal
 
 
 
ordenança, ou seja; o direito dos discipulos de obrigarem os fieis ao pagamento.
 
Mateus 10:8 "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai."  
 
02> Dignidade não estaria no direito de recebimento de dinheiro, mas sim no amor e na hospitalidade das familias que os discipulos visitavam,
 
Mateus 10: 9-10 "9-Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
10- Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento"

 
 
 
 
 PEDRA DE TROPEÇO
 
. Paulo deixou de receber um salário para não colocar uma pedra de tropeço no caminho dos gentios.

1. Seu galardão era pregar de graça. I Co 9.18.

2. Paulo não foi pesado para ninguém. I Ts 2.9.

3. Trabalhou dia e noite para não ser pesado para nenhum irmão. II Ts 3.8-9.

4. Tinha direito para receber salario, mas não o recebeu. Quis dar um bom exemplo para os outros. “Se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” Vs 10.

E. Paulo trabalhou para seu próprio sustento, mas aceitou ofertas também. At 20.33-35;18.3.

1. A igreja em Filipos ajudou Paulo quando estava na prisão em Roma. Fp 2.25; 4.18.

2. Deu lhe apoio financeira mais que uma vez. Fp 4.16.

3. É bom ajudar um pregador. Versiculo 14.

4. As necessidades da igreja que ajuda o pregador serão supridas. Fp 4.19.

5. Paulo quis que os irmãos em Roma o ajudassem viajar para outros lugares depois da sua visita lá. Rm 15.24. Ele disse: “E que para lá seja encaminhado por vós.”

6. Atos 15.3 A igreja ajudou os irmãos viajar. Foram “acompanhados” pela igreja, isto é, ajudados na sua viagem.

F. Havia alguns que não queriam ajudar o pregador. 3 Jo 9-10.

1. Eles não pediram nada de ninguém para pregar o evangelho. Não receberam nada dos gentios, vs. 7.

 
 
 
  
 
 
 Saulo, tornou-se Paulo, apóstolo de Cristo
 
 

Apóstolo Paulo através do Espírito Santo de Deus,  encontrou  a proteção exata  para os  que ministravam pela glória de Jesus ,  dava total atenção quanto as necessidades  dos que levavam uma vida abnegada , servindo lealmente aos propósitos de Deus. Paulo pelo amor aos que se tornavam escravos da palavra  em Cristo Jesus , usava do seu don de raciocínio , incentivando aos irmãos a necessidade de apoio fisico e espiritual aos que praticavam tais obras excelentes ;  alertava também as ovelhas quanto a astúcia de satanás o diabo , quanto ao que poderia  ocorrer nas igrejas, por dizer: “Haverá um período de tempo em que [as pessoas que professam servir a Deus] não suportarão o ensino salutar, porém, de acordo com os seus próprios desejos, acumularão para si instrutores para lhes fazerem cócegas nos ouvidos.” (2 Timóteo 4:3) Esses religiosos impostores são também descritos como “falsos apóstolos, trabalhadores fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo”. A Bíblia continua, dizendo: “O fim deles será segundo as suas obras.” — 2 Coríntios 11:13-15.,  Irmãos, não quero exercer uma conclusão que  seja minha, mas rogo ao Espírito Santo de Deus todo entendimento e todo mérito  , quando Paulo diz  " tansformando-se em apóstolos de Cristo",  aqui entendemos tamanha preocupação a cerca dos que manejavam fraudulentamente a palavra de Deus, homens que não foram escolhidos por Deus, mas sim homens que estelionatáriamente se fizeram ministros em Cristo,  observe uma joboticabeira;... pelas suas flores, o sábio o homem não define perfeitamente a época d colheira de  suas frutasAssim é o homem que busca primeiro a remuneração para seus serviços dentro da igreja e articúla tudo e todos para acreditar em seu merecimento" não é sábio que observemos que tipo de fruta ele dará a igreja.  

Entretanto; raciocine irmaos!!!...  Que pela graça e pela miséricordia veio Jesus Cristo, qual sacrifício resgatador , e pela graça fomos nascidos e batizados num novo entendimento, entendimento este revelado pelo Espírito Santo de Deus. 

REFLITA A QUESTÃO

Se desde o surgimento das igrejas  Deus permitisse o pagamento de salários  aos dirigentes, como seria hoje?   Provavelmente  as igreja estariam infectadas de homens que pregam por amor ao dinheiro.  Observamos no atual sistema em que vivemos  um numero crescente de homens que almejam exercecer o cargo de  presbítero não por amor a Deus, mas sim por amor ao dinheiro " MAMON " , isso é fato, todos tem conhecimento desse número crescente dentro das igrejas,     Note que o apóstolo Paulo não queria servir de pedra de tropeço para ninguém, mesmo tendo todo direito de ser ajudado, ele construia tendas para que pudesse se manter,  paulo dizia que  seu galardão era pregar de graça. I Co 9.18.  , Paulo não foi pesado para ninguém. I Ts 2.9. , Trabalhou dia e noite para não ser pesado para nenhum irmão. II Ts 3.8-9. , mas havia situações que Paulo  e outros evangelistas necessitavavam de ajuda e apoio material dos irmãos,  para que o evangelho fosse pregado  em outras regiões;  na verdade havia situações que não havia quaisquer possibilidade de se  manter , pois bem sabemos que os Cristão eram perseguidos, e algumas situações eles não poderiam ficar em praças públicas ,  então Paulo suplicava ajuda dos irmaos . Entretanto alguns irmãos não entendiam e não apoiavam tal obra, então Paulo admoestava de forma ferranha e firme legalidade da necessidade de ajudar-mo aos que apoiavam tal obra.

 Vimos que o próprio Jesus recebia ajuda, mas ele não se jactava do direito, mesmo sendo filho de Deus, observamos que até mesmo ele ajudava aos compadecidos de fome, vimos o milagre dos pães e dos peixes, oque ele tinha ele dava, e pelo que ele dava ele recebia.... O amor a Deus é isso, não e jactar-se do direito de receber pelo que faz, mas se você realmente e servo de Deus e deseja de coração prestar abnegadamente o serviço sagrado , o Espírito Santos de Deus agira de forma que jamais passara necessidade, Porque o teu coração buscou primeiro o REINO DE DEUS. e DEUS acrescentará tudo na sua vida. Enfim ; se você quer ser um ministro de Cristo, com certeza não sera fácil, deixará todos os desejos da carne, desejos materiais para trás, como fez os discípulos; será perseguido, não tera luxo , mas servira por amor a Cristo e grande sera seu galardão no céu."E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." [Mateus 7:14]. Da prisão, Paulo pedia que não se esquecessem dele: "Lembrem-se das minhas algemas'; escreveu aos cristãos de Colossos (CL 4.18). O autor da epístola aos Hebreus foi além e pediu para que nos sentíssemos presos com ele, como se sofrêssemos os mesmos maus-tratos (Hb 13.3).

 

______________________________________________________________________________